segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Cleópatra


Considero importante falar de Cleópatra, não só pela importância que teve na história da humanidade mas também porque a considero uma das personalidades mais apaixonantes e enigmáticas de todos os tempos…
Cleópatra está longe de ter sido apenas uma mulher fútil, poderosa e promíscua. Tornou-se rainha do Egipto com apenas 17 anos (isto a sensivelmente 2050 anos atrás), e de tudo fez para salvaguardar o seu reino e o seu povo. Casou com o próprio irmão em nome da coroa e, segundo reza a história, o mesmo aconteceu com Júlio César e Marco António, generais romanos: seduzi-os para conseguir proteger o Egipto da ganância Romana.
É descrita pelos historiadores como uma mulher inteligente (dominava mais de 5 idiomas), uma grande negociante e estrategista militar. Alguns também a descrevem como uma mulher fatal embora neste aspecto já haja alguma controvérsia. Reza a lenda que cometeu suicido, deixando-se picar por uma serpente a quando de uma derrota numa batalha em Ácio.
Na minha opinião ELA realmente tinha que ter algo especial, beleza ou inteligência, deixou bem clara a sua marca na história.
Milénios depois, ainda serve de inspiração a escritores, realizadores e artistas. Mito ou realidade? É difícil provar algo mas é certo que é uma figura feminina incontornável…

Sem comentários:

Enviar um comentário